quarta-feira, 31 de março de 2010

Projeto Hora da Leitura

O projeto Hora da Leitura é uma iniciativa da Escola de Educação Profissional José Márcio Ayres  que propõe uma ação voltada a questão da leitura, de diferentes gêneros. Com o objetivo de divulgar o acervo da biblioteca para os alunos dos cursos técnicos e de qualificação, sensibilizando-os a frequentarem e utilizarem à biblioteca nos intervalos das aulas, desenvolvendo atividades de incentivo a leitura e trabalhando diferentes gêneros textuais nas dependências da escola.
O projeto é mais um subsídio que pretende possibilitar aos educandos, a superação das suas dificuldades do domínio da língua materna fortalecendo a cultura de valorização da leitura e da escrita no Município de Tefé. O CETAM incentiva a execução do projeto, contribuindo para sua dinamização junto à gerente acadêmica, coordenadores pedagógicos, bibliotecária, professores e técnicos; em prol da cultura do bom leitor, da leitura prazerosa em todas as áreas do conhecimento.

O projeto objetiva :
- Fortalecer a cultura de valorização da leitura e escrita na Escola de Educação Profissional José Márcio Ayres.
- Despertar a curiosidade e a busca pelo conhecimento através dos livros.
- Desenvolver atividades de incentivo a leitura, como tornar disponível jornais, revistas, trechos e resumos de livros existentes no acervo da Biblioteca.
- Tornar a biblioteca um espaço de integração e interação de alunos, professores e colaboradores do CETAM.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Eleição dos Representantes de Classe dos Cursos Técnicos

A segunda disciplina a ser ministrada pelos cursos técnicos foi: Relações Interpessoais e a Ética Profissional. Aproveitando a ocasião para por em  prática o que foi trabalhado em  sala de aula, as turmas planejaram e realizaram o processo de eleição dos representantes de classes, uma vez que a duração o curso demanda de uma pessoa responsável pela turma, para defender direitos e reforçar os deveres.

A culminância da disciplina acima citada  se deu no dia 22 de março no auditório da Escola de Educação Profissional José Márcio Ayres e na oportunidade foi realizado um ato cívico para posse dos representantes de cada turma.







Além dos representantes, foram eleitos também, vice representante de turma, bem como um secretário e o tesoureiro. O evento contou com a participação de todos os docentes e discentes da instituição.

Projeto Jovem Cidadão

O Projeto Jovem Cidadão no município de Tefé iniciou as aulas no dia 15 de março de 2010 com 1.524 alunos matriculados e frequentando a rede pública de ensino na faixa etária de 16 a 20 anos.


Alunos do Projeto Jovem Cidadão.


 



Como estratégia de prevenção à violência e preparação de mão de obra qualificada o projeto oferece Cursos de Inglês, Espanhol, Contabilidade, Informática, Assistente Operacional Administrativo, Assistente Comercial, Gestão de Pequenos Negócios.
O Projeto Jovem Cidadão no município de Tefé é coordenado pela Profª Waltina Vieira Cruz.



Coordenadora do Projeto Jovem Cidadão, Profª Waltina Cruz  e a  Gerente Acadêmica do Cetam, Profª Eneida Batalha.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Abertura do Ano Letivo 2010


Em 01 de março deste ano, ocorreu no auditório da Escola de Educação Profissional José Márcio Ayres / Cetam – Tefé, a solenidade de abertura do ano letivo dos cursos técnicos, da qual participaram corpo docente e discente.
                                                                                                                                                                                            
     A solenidade foi dirigida pela Diretora Eneida Batalha, pela Pedagoga Andréia Monteiro e pela Bibliotecária Adaísa Melo.




Diretora Eneida Batalha dando ínício a solenidade.
                        
Os cursos técnicos que iníciaram foram Nutrição e Dietética, Saúde e Segurança do Trabalho, Enfermagem, Secretariado, Rede de Computadores, Vendas, Vigilância em Saúde. No total foram matriculados 330 alunos divididos nos três turnos.


Pedagoga Andréia dando continuidade no evento.
  

segunda-feira, 22 de março de 2010

Projeto e Atividades em Andamento

Em parceria com as Escolas Estaduais são desenvolvidos os seguintes projetos:

Inclusão Digital e Rede Cidadã: tem por objetivo proporcionar as pessoas da comunidade o aprendizado necessário para navegar e interagir no mundo digital, como consumidor e produtor de seus conteúdos e processos.

Portal Educacional CETAM digital: o objetivo é fazer a diferença na educação brasileira, encorajar o uso de tecnologias inovadoras, possibilitarem a criação de novos relacionamentos na escola, instigar a aprendizagem e levar informação atuais a todos que participam da vidad escolar.

Jovem Cidadão: os alunos matriculados e frenquentando a rede pública de ensino na faixa de 16 a 20 anos atendida com a capacidade profissional como parte de uma estratégia de prevensão à violência e preparação de mão de obra qualificada através dos curso de inglês, espanhol, contabilidade, informática e ética.

Feira Cultural: atividades desenvolvidas pelos alunos dos cursos técnicos e de qualificação como o objetivo de divulgar as atividade educacionais desenvolvidas pelo Cetam apoiando a cultura tefeense.

Projeto Hora da Leitura: tem como objetivo divulgar o acervo da Biblioteca para os alunos dos cursos técnicos e de qualificação visando incentivar a leitura de textos literários e informativos de acordo com o processo ensino-aprendizagem.

Atuação nas Escolas: realiza manutenção física dos equipamentos computacionais dos laboratórios das Escolas Estaduais.

Quem somos

  

 
Prédio da Escola no município de Tefé.

O Cetam é uma autarquia estadual criada pelo Governo do Estado em julho de 2003 com o objetivo de levar Educação Profissional a todo o Estado do Amazonas. É está vinculado à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, atualmente regida pela Lei Delegada nº 104 de 18 de Maio de 2007. Com atuação em 50 municípios, incluindo o município de Tefé.
 Em março de 2004, a Escola de Formação Profissional Irmã Ofélia de Jesus  passou a subordinação do CETAM - Centro de Educação Tecnológica do Amazonas. Atualmente tornou-se anexo do Cetam.
Em 25 de Agosto de 2008, o Cetam  passou a funcionar em instalações próprias, com o nome Escola de Educação Profissional José Márcio Ayres, em homenagem ao biólogo paraense responsável pela criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, a primeira no Brasil. Durante os cincos anos de atuação o Cetam/Tefé já qualificou 9.598 alunos com os cursos de Qualificação Profissional e Técnicos.

Missão
Promover diretamente a Educação Profissional no âmbito  Estadual, nos níveis básicos, técnicos e tecnológico, como instrumento de cidadania  para gerar ocupação e renda, facilitando o ingresso no mercado de trabalho e também proporcionado aperfeiçoamento a formação dos já inseridos no mundo do trabalho.

Cursos que são oferecidos:
Técnico em Enfermagem;
Técnico em Segurança do Trabalho;
Técnico em Nutrição e Dietética;
Técnico em Vendas;
Técnico em Rede de Computadores;
Técnico em Vigilância e Saúde;
Técnico em Secretariado.
Cursos que foram oferecidos:
Técnico em Biodiagnóstico;
Técnico em Saúde Bucal;
Técnico em Agente Comunitário de Saúde
Técnico em Turismo;
Técnico em Informática;
Técnico em Contabilidade.

Cursos de Qualificação:
Informática Básica e Avançada;
Qualificação em Moda Praia;
Qualificação em Culinária;
Qualificação em Manicure e Pedicure;
Qualificação em Balas e Trufas;
Qualificação em Corte e Escova;
Qualificação em Biscut;
Qualificação em Patchwork.

Administração da Unidade do Cetam em Tefé é composta pela:

Gerente da Unidade: Profª Eneida Batalha.
Secretária: Profª Juzineide Queiroz.
Coord. Pedagógica: Profª Andreia Monteiro Medeiros.

Endereço:
Rua Olavo Bilac, 341, Centro,
Tefé - Am, (97)3343-3776.

Administração Geral do Cetam

Diretoria Geral: Profª Joésia Moreira J. Pacheco.
Diretoria Acadêmica: Profª Stela Cyrino.

Endereço:
Av. Djalma Batista, 440-A
N. Senhora das Graças,
Manaus - Am, (92) 3622-5663.